O Objetivo deste Blog é divulgar artigos e documentos interessantes para a história de Lages e para a história e genealogia das famílias dos seus primitivos povoadores.

[As publicações deste Blog podem ser utilizadas pelo(a) interessado(a), desde que citada a fonte: KOTCHERGENKO, Tânia Arruda. Nome da postagem in blog Lages Hístórica, Disponível em http://lageshistorica.blogspot.com.br]

13 de maio de 2012


Ancestralidade Lageana


Apresentação


         Desde 2004 vínhamos, eu e minha saudosa mãe, realizando conjuntamente pesquisas documentais e bibliográficas sobre os ancestrais das famílias “Vieira”, “Domingues de Arruda”, “Pinto de Arruda”, e “Almeida Mello” radicadas em Lages, da quais descendemos.


Ao longo dos últimos anos os constantes e muito apreciados contatos e troca de informações com parentes e outros colegas pesquisadores, o acesso a documentos primários e a diversas fontes bibliográficas, e outras experiências afins, nos levaram a grandes aprendizados e também a novas descobertas sobre a história familiar e a genealogia, não apenas dos nossos ancestrais como também, de grande parte das primitivas famílias povoadoras da Villa de Nossa Senhora dos Prazeres de Lages. Assim, as pesquisas foram integrando aspectos genealógicos e contextos históricos e parte do conteúdo das mesmas, abrangendo especialmente os períodos de 1750 a 1820 “pouco mais ou menos”, foram selecionados para integrarem trabalhos especiais cujas publicações, sob os títulos “Lages Menina” e “Antigas Fazendas de Lages”, estamos nos dedicando a preparar.



Quanto às informações que logramos alcançar sobre a história e genealogia de famílias radicadas na Vila de Nossa Senhora dos Prazeres de Lages a partir de 1820, buscaremos publicar neste blog a partir desta data, sob o título “Ancestralidade Lagena”.  Na medida do possível buscaremos agrupar sob um mesmo título as famílias que estiverem fortemente interligadas por laços de parentesco.


O estudo de história familiar e de genealogia é permanente e possivelmente as publicações estarão inconclusas. Novos documentos e/ou bibliografias contendo dados até então não integrantes de uma pesquisa podem vir a serem futuramente localizados. Neste sentido buscaremos atualizar permanentemente o conteúdo postado e para tanto contamos também com a participação e colaboração dos nossos leitores aos quais serão atribuídos os devidos créditos. Fotos e imagens também serão muito bem-vindas!

 
Em 27/02/2008 faleceu em Lages, aos 76 anos, nossa sempre amada e saudosa mãe, Zélia Vieira de Arruda, lageana, advogada, poetisa, escritora e pesquisadora, descendente do casal Antonio de Arruda de Sampaio e Ignacia de Almeida. Estes, por sua vez, são ancestrais das famílias “Almeida Leite” e “Almeida Mello” radicadas em Lages.   Zélia Vieira de Arruda é co-autora das pesquisas referente ao Capítulo 1 de “Ancestralidade Lageana” : Famílias Almeida Leite e Almeida Mello. Também participou da pesquisa de outros Capítulos a serem publicados futuramente. Em sua homenagem, neste Dia das Maes de 2012, com amor, gratidão e saudades dedicamos, “in memoriam”, o trabalho que passamos a publicar.

O Primeiro Capítulo será também especialmente publicado em homenagem à memória do Terceiro Capitão Mór de Lages Ignácio de Almeida Leite do qual deixou outrora registradoLicurgo Costa: “(...) sobre sua origem, personalidade, temperamento, capacidade administrativa quase nada se sabe [1].

Esperamos que apreciem e participem deste trabalho realizado para que todos possam melhor conhecer e publicamente divulgar a história de Lages e de seu povo.
Lages, 13 de  Maio de 2012
Tânia Arruda Kotchergenko




ANCESTRALIDADE LAGEANA


Capítulo I

Famílias Almeida Leite e Almeida Mello


Por Tânia Arruda Kotchergenko e Zélia Vieira de Arruda (in memorian)
[atualizado em 10/06/2012]

Antônio de Arruda de Sampaio e Ignacia de Almeida

Do casal Antonio de Arruda de Sampaio e Ignácia de Almeida, como adiante se vê, descendem tanto o Capitão Mor de Lages Ignácio de Almeida Leite quanto a Família Almeida Mello radicada em Lages razão pela qual as respectivas genealogias são apresentadas conjuntamente nesta postagem.

Antônio de Arruda de Sampaio, natural de Santana de Parnaíba, era filho de André de Arruda Sampaio natural da Vila da Ribeira Grande, Ilha de São Miguel, Açores, e de sua mulher Anna de Quadros natural de São Paulo, casados em Santana de Parnaíba em 1665. Neto paterno de Gonçalo Vaz Botelho de Sampaio natural de São Roque, Ilha de São Miguel, e de sua mulher Anna da Costa Arruda natural de Ribeira Grande, Ilha de São Miguel, Açores, casados em 15/11/1622 [2] na Matriz de Nossa Senhora da Estrela da Ribeira. Neto materno de Bartholomeu de Quadros natural de São Paulo onde faleceu em 1649 [3] e de Izabel Bicudo de Mendonça também natural de São Paulo, casados em 1635 em Santana de Parnaíba.

Ignácia de Almeida natural de Sorocaba era filha de Antônio Rodrigues Penteado natural de Santana de Parnaíba e de sua mulher Maria de Almeida Lara. Neta paterna de Francisco Rodrigues Penteado (o velho) natural de Pernambuco e falecido em Santana da Parnaíba em 13/11/1673 e de sua mulher Clara de Miranda falecida em Santana da Parnaiba em 15/06/1682 [4]. Neta materna do Capitão Mor Thomé de Lara de Almeida natural de São Paulo e de sua mulher Maria de Almeida Pimentel natural de São Paulo onde foi batizada em 1648.

Antonio de Arruda de Sampaio e Ignácia de Almeida casados em 1717 [5] tiveram aos menos os seguintes filhos:

F1 - Silvestre Rodrigues de Sampaio e Arruda casado em [6] 13/02/1747 em Sorocaba com Izabel de Almeida Lara, natural de Sorocaba, filha do Sargento-mor Luiz Castanho de Almeida e de sua mulher Izabel Paes. Silvestre Rodrigues e sua mulher foram de mudança para Cuiabá e não deixaram geração, registra Silva Leme.

F2 - Francisca de Almeida casada em 1739 em Sorocaba com Antonio Paes de Almeida filho de João Gago Paes e de sua mulher Anna de Proença. Segundo Silva Leme o casal Francisca e Antonio foi de mudança para o Jaraguá em Goiás onde deixou descendência.

F3 - Gonçalo de Arruda nasceu em torno de 1715, solteiro.

F4 - Ignácio Rodrigues de Sampaio nasceu em Sorocaba por volta de 1719. Casou em 17/06/1755 em Aracariguama, SP, com Agostinha Rodrigues Bueno batizada em 15/08/1724 em Santana de Parnaíba, SP, filha de Braz de Almeida Lara e sua mulher Maria Bueno. O casal se fixou em Itapeva da Faxina, São Paulo, elevada à Vila em 20/09/1769 por ordem do capitão-general Dr. Luis Antonio de Souza Botelho Mourão. Dentre os primeiros oficiais da Vila de Itapeva figura como vereador Ignácio Rodrigues de Sampaio.

N1- Capitão Mor Ignácio de Almeida Leite nascido em cerca de 1760 em Santo Antônio das Minas de Apiaí, SP. Ainda não logramos localizar seu batistério e é bem possível que tenha sido batizado na Fazenda do Rio Verde, Vila de Apiai, onde seus pais já residiam em 1756. Ignácio casou em 29/08/1796 na Freguesia de Nossa Senhora Dos Anjos, Gravatai, Rio Grande Do Sul, com Joaquina Gomes (Pereira) Maciel natural de Vacaria (e1767) filha do Capitão José Pereira da Silva (Maciel) e sua mulher Felizarda Antonia de Escobar.

Nos Maços de Populacão de Itapeva da Faxina do ano de 1776 constam:
Ignacio Rodrigues de Sampaio com 57 anos, agregado da Fazenda de São Pedro,pertencente à D. Maria de Almeida de Sorocaba.
- Agostinha Roiz m.er 51
Filhos: - Ignacio 16- Antonio 14 - Baltazar 12 -Joao 10
Tinha ainda agregados: - Domingos 80 - Maria 14 , e - Pedro.

Dona Maria de Almeida: Tem Sesmaria, plantações, 900 ou 800 cabeças de gado (...). Observando-se as informações sobre o Fogo de Dona Maria de Almeida, inclusive com escravaturas, constata-se ter sido estabelecimento rural de vulto consideravel.

Nos Maços de Itapeva da Faxina  de 1795 Agostinha Rodrigues contando 60 anos  esta só na companhia de agregados, dentre eles Flora de 14anos, e mais 6 escravos. Por volta desta época, Ignácio de Almeida Leite, com cerca de 40 anos,  já estaria pelo sul do país, muito possivelmente em Curitiba onde já residiam sua tia materna Antonia de Almeida Bueno casada com Ignacio de Sá e Arruda este filho de José de Sá e Arruda e de Maria de Araujo.

"Inácio de Almeida Leite e outros (D. Maria de Almeida Leite, da vila de Sorocaba, Inácio Rodrigues de Sampaio e Baltazar de Almeida Leite, moradores da Vila de Itapeva de Faxina) receberam sesmaria de légua e meia de terras lavradias de testada e os fundos os que corriam pelo rumo competente, os nomeados estavam povoando os campos da Fazenda São Pedro, entre o rio Verde e o rio Itararé, no distrito da vila de Faxina, sendo D. Maria a possuidora dos ditos campos e fazenda por título de sesmaria havia muitos anos (DAESP, nr. de ordem 368, L 22 de Sesmarias, Patentes e Provisões, fls. 82-v a 83). Inácio de Almeida recebeu carta patente a 10 de maio de 1799, pelo Governador da Capitania de São Paulo Antônio Manuel de Mello Castro e Mendonça, do posto (recém criado) de capitão agregado (assumiria o posto na falta ou impedimento do capitão efetivo) à Primeira Companhia Miliciana do Regimento de Cavalaria de Curitiba de que era coronel José Vaz de Carvalho (DAESP n. de ordem 371, L n. 30 de Patentes, Sesmarias, Patentes e Provisões, fls. 79-v a 80-v). Foi nomeado a 21/02/1809, pelo Governador Antônio José da Franca e Horta, comandante da expedição contra o gentio de Guarapuava (Documentos Interessantes, LVIII, p. 99)". Bogaciovas, Marcelo Meira Amaral, Antigos Proprietários Rurais de Lages., Revista da ABRASP N.6. Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia . São Paulo. 1999, Nota 90, p.49.

Já com significativa folha de serviços prestados à Coroa Portuguesa, Ignácio de Almeida Leite decide, em 1803, fixar residencia na Vila de Nossa Senhora dos Prazeres de Lages e para tanto neste mesmo ano adquire do Tenente Francisco José Pereira a Fazenda das Bananeiras localizada no primitivo Bairro das Taipas. Além de sua experiência pessoal o então Capitão Ignácio podia também contar com o significativo apoio e referencial familiar uma vez que decendia por todos os costados de influentes e abastadas famílias paulistanas. Não causa espanto, portanto, a escolha de seu nome para assumir o cargo de Capitão Mor de Lages posto que exerceu de 25/01/1816 até seu falecimento em 1820.

Ignacio de Almeida Leite além das funções militares e de gestor público exerceu, juntamente com seus filhos, as atividades de Fazendeiro (pecuarista) e de Tropeiro. A extenção e riqueza de sua biografia agregada a contextualização histórica à época que esteve à frente do comando da Vila de Lages estão a exigir uma futura postagem especial. Faleceu na “Paragem de Sam Deogo” pouco tempo antes de 30/06/1820 (data de autuação de seu Inventário) estando investido no cargo de Capitão Mór de Lages.

A transcrição parcial do Inventário do Capitão Mór pode ser consultada neste blog pelo marcador "Inventários Lageanos",  onde se pode constatar ter exercido atividades de criador e negociante de gado como também a significativa abrangencia de seus négocios quer pelos valores descritos quer pelas pessoas com quem tratava tendo sido no inventario citadas algumas delas:Antonio Castanho de Araújo (São Borja), Sargento Mor Antonio da Mata Carrao (Curitiba?), Capitão Felisberto Pinto Bandeira (Rio Pardo),  Amador Pereira de Barros  (Padre, e cunhado de Ignácio), - Joaquim Alves Carneiro ( Furriel,  foi morador na Vila do Principe),  Manoel Calrros (sic) da Mota Bastos (Rio de Janeiro)  Francisco Rodrigues de Paula (Taquari),  Capitão Joaquim de Oliveira e Moraes (Parnaiba),   Christovao Lino de Albuquerque, Coronal Antonio Francisco de Aguiar (Sorocaba),  Ricardo Lopes Lencina  (Mostradas) ,  Manoel Luiz de Vargas (Rio Pardo) e  Alferes Jose Luiz de Andrade (Porto Alegre).

Sua esposa Joaquina Gomes (Pereira) Maciel em sua viuvez residiu permanentemente em Lages onde faleceu em 5/04/1847 tendo sido sepultada no Cemitério da Igreja Matriz de Lages. "Dona Joaquina" foi madrinha de batismo de diversas crianças lageanas. Ignácio e Joaquina tiveram apenas dois filhos:

Bn1 - Moyses Antônio Pereira de Almeida nasceu em 13/06/1797 e foi batizado em 10/08/1797 em Santo Amaro, RS (1B-146-v) [7]. Casou com Anna Joanna da Soledade natural de Itapeva da Faxina onde foi batizada em 11/07/1799 [8] filha de Barnabé Antonio de Oliveira e de sua mulher Flora Maria da Conceicao. Anna Joanna, por sua vez, era irmã inteira de Bernarda Maria de Mello casada em Lages com Bento Leite de Almeida (vide item Bn6).

Matriz de Santo Amaro,  Santo Amaro do Sul, RS, Batismos 1772, Out-1810, Nov  Fls 146v
Batizado dia 10/08/1797
Moisez nascido aos  13/06/1797 "filho legitimo de Ignacio de Almeida Leite natural da Villa de Santo Antonio de Piahi e de Joaquina Gomes Maciel natural da Freguezia da Vacaria". Avos Paternos "Ignacio Rodrigues de Saó Paio de Sorucava e Agostinha Rodrigues Bueno da Villa da Parnahiba". Avós maternos "Jose Pereira da Silva Maciel de Paraty e Felizarda Antonia de Escovar da Villa de Itu". Padrinhos: O Capitão Felisberto Pinto Bandeira na pessoa de Pedro Ferraz de A[?] e Francisca Vieira.
O Vigario Antonio Ferreira Leitao.


Moyses sua esposa Anna Joana batizaram a filha mais velha em Lages em 1828 e depois registram-se batistérios dos demais filhos no Rio Grande do Sul onde se estabeleceram. Venderam em 24/11/1858 uma morada de casa na Rua da Matriz da Vila de Lages havida por herança materna, a Luiz Gonzaga de Almeida. Em 04/11/1854 Moyses declara ser proprietário de 2 léguas de fundos por 34 quadras de frente de campos situados no Rio Grande do Sul [9]. Moysés faleceu de "Cancron" aos 63 anos dia 24/11/1868 em Vacaria, RS, tendo sido sepultado no cemitério da mesma Freguesia. Foram pais ao menos de:

Tn1 - Leopoldina batizada em 11/10/1828 em Lages, SC (LB4). Foram seus padrinhos Jacinto Antonio de Mello solteiro (seu tio materno) e Flora Maria do Espirito Santo viúva (sua avó materna).

Tn2 - Alvina Pereira de Almeida nascida em Lages, SC, e casada em 09/06/1874 [10] com Manoel Antonio de Vargas nascido em Gravataí, filho de Antônio José de Vargas e de Francisca Antônia de Jesus.

Tn3 - Israel nascido em Lages, SC, onde foi batizado dia 08/01/1839 (LB6, fls.23v) tendo por padrinhos o Capitão Joaquim Gonçalves dos Santos e Izabel Gonçalves do Amaral.

Tn4 - Sidrak Pereira de Almeida dito natural de Lages, SC, casou em 29/01/1873 com Antônia Boeira da Fonseca (Sia Antonica) nascida em 30/08/1858 filha de Antônio Mancio da Fonseca e de Anna Boeira da Silva. Sidrak foi proprietário de grande área de terras na fazenda dos Touros, adquirida aos poucos, onde deixou sua descendência. Faleceu Sidrak Pereira de Almeida em 31/08/1913 e sua esposa Joanna em on 04/09/1943. O casal deixou grande descendência [11]:

Qn1 - Anna Pereira de Almeida casada com João Pereira de Camargo filho de Honorato Branco de Camargo e de Ricarda Pereira da Fonseca, com descendência em Bom Jesus, RS.

Qn2 - Maximilia Almeida nascida em 16/01/1875.

Qn3 - Malvina Boeira de Almeida falecida em 17/09/1922. Casou em 12/09/1903 com Eufrazio Gomes de Almeida filho de Eufrazio Gomes de Almeida (sobrinho) e de Maria Antonia de Vargas.

Qn4 Sidrak Almeida Filho (Daco) nascido em 08/09/1880e falecido dia 26/05/1947. Casou com Benta de Camargo filha de João Galdino de Camargo e de Honorata Boeira da Fonseca.

Qn5 Crispim Almeida.

Qn6- Serafim Pereira de Almeida casado com Maria Boeira de Macedo filha de Simplício Domingues Boeira e de Senhorinha Francisca de Macedo.

Qn7 - Moisés Almeida.

Qn8 - Antônio Almeida.

Qn9 - Antônia Almeida casada com Teodoro Diunízio da Silveira.

Qn10 - Nestor Almeida.

Qn11 - Jardelino Almeida nascido em 20/04/1895 em Vacaria, RS e falecido em 19/11/1961.

Qn12 - Gumercino Pereira de Almeida nascido em 10/05/1897 casou em 26/11/1921com Maria Amélia Boeira Ramos nascida em 20/05/1900 filha de Constâncio Tomaz de Moura Ramos e de Amélia Boeira da Silva.

Tn5 - Porfírio Pereira de Almeida nascido em 05/12/1846 em Vacaria, RS, onde foi batizado em  04/07/1847. Casou em 17/07/1871 com Francisca Silveira dos Santos filha de Antonio Silveira dos Santos e Francisca dos Santos.

Tn6 - Eufrazio Gomes de Almeida (sobrinho) casou na Freguesia de Nossa Senhora dos Anjos, Gravatai, RS, em 22/07/1871, com Maria Antonia de Vargas filha de Antônio José de Vargas e de Francisca Antônia de Jesus. Pais de:

Qn13 - Eufrazio Gomes de Almeida (filho) casado em 12 /09/1903 com Malvina Boeira de Almeida falecida em 17/09/1922.

Tn7 - Manoel nasceu em 11/01/1848 em Vacaria onde foi batizado em 11/03/1848.

Tn8 - Ambrosina Pereira de Almeida nasceu em 01/10/1849 em Vacaria, RS, onde foi batizada em 29/12/1850. Casou em Lages em 17/07/1874 com Ignacio de Almeida Mello natural de Lages filho de Bento Leite de Almeida e Bernarda Maria de Mello. Ambrosina faleceu de parto em 20/04/1875 em Lages, SC, e foi sepultada no Cemitério da Fazenda Grande, Portão (atual município de Painel, SC). Não logramos localizar batistério de filho deste casal em 1875. Por outro lado sabemos que o casal não teve descendência tendo o viúvo Ignacio de Almeida Mello contraido segundas núpcias em Lages com Theodora Vieira de Arruda, sendo estes últimos nossos bisavós, conforme tratados adiante no item Tn20.

Tn9 - Marcolina Pereira de Almeida aos 30 anos em 25/08/1875 casou com Manoel Teles de Souza filho de Lucas Teles de Souza e Bernardina Rodrigues de Siqueira.

Tn10 - Ambrósio nasceu em 13/07/1853 e foi batizado em 08/01/1855 em Vacaria, RS.

Tn11 - Bethania Pereira de Almeida casou em 06/02/1855 em Vacaria, RS (fls 97 a 97v) com Luiz de Almeida França filho de Pais incognitos. Foram testemunhas Miguel Joaquim de Camargo (casado com Joanna Delfina de França) e Antonio Silveira dos Santos (casado com Claudiana Martins de Ávila).

Bn2 - Capitão Eufrazio Gomes de Almeida nasceu em 16/09/1798 e foi batizado em 23/09/1798 na Matriz de Nossa Senhora Madre De Deus, Porto Alegre, RS tendo por padrinhos Joseph Silveira de Andrade e sua mulher Maria Francisca Gomes (Fls 114v a 115). Temos encontrado dificuldade em localizar informações sobre o destino do Capitão Eufrázio e dele não logramos localizar casamento nem descendentes. Dificulta o fato de ter possivelmente falecido em 1832 uma vez que estão desaparecidos os Livros de Óbitos de Lages do período de 1823 a 1844. Eufrazio e sua mãe foram padrinhos de batismo em Lages em 26/07/1831 (LB5, fls.12v). Em 1832 já existem autos que referenciam: “Moisés Antonio Pereira de Almeida irmão do finado capitão Eufrasio Gomes de Almeida” [12].

Nossa Senhora Madre de Deus, Porto Alegre, RS,  Batismos 1792, Jun-1799, Nov  (Fls 114v a 115).
Em 23/09/1798 , batizado solenemente pelo Coadjutor Leando Joseph de Magalhaes.
Eufrasio nascido aos 16/09/1798  "filho legitimo de Ignacio de Almeida Leite natural da Cidade de Sam Paulo e de Joaquina Pereira Maciel natural da Vacaria deste Bispado".
Padrinhos: Joseph Silveira de Andrade e sua mulher Maria Francisca Gomes.
O Vigario Jose Ignacio dos Santos Ferr.a.

N2 - Antonio (e1762 - ). Com 14 anos em 1776 residia com os pais em Itapeva e era ainda solteiro em 1781.

N3- Balthazar Rodrigues de Almeida (e1764 - ). Com 12 anos em 1776 residia com os pais em Itapeva. Casou em 06/02/1797 na Aldeia dos Anjos (1C-168v) [13] com Maria Ignácia Pereira de Escobar, natural de Santo Antônio da Patrulha onde foi batizada em 18/06/1780 (2B-50v) [14] , filha do Capitão José Pereira da Silva Maciel e de sua mulher Felizarda Antonia de Escobar. Pais de:

Bn3 - Elmíria nascida em Gravatai em 07/10/1798 e batizada no Oratório de Nossa Senhora da Conceição do Arroio das Pedras 17/11/1798 (Rio Grande, 7B-148) [15].

N4 - Joao (e1766 - ). Com 10 anos em 1776 residia com os pais em Itapeva.

N5 - Maria (e 1767 - ). Com 10 anos em 1777 residia com os pais em Itapeva. Em 16/04/1781 citada como Maria Rita da Trindade, ainda solteira e residente com os pais em Itapeva. Em 29/09/1782 citada como Maria de Almeida Leite, ainda solteira e residente com os pais em Itapeva.

Em 1791 na Vila de Itapeva de Faxina em casas de Ignácio Rodrigues de Sampaio foi “exposta” a pequena Flora, recém nascida, filha de pais incógnitos. Flora foi batizada em 16/04/1781 na Matriz de Santa Anna, Itapeva da Faxina, por dois filhos solteiros de Ignacio e foi criada em casa deste.
Matriz Itapeva (Batismos 1769, Nov-1779, fls 45)
16/04/1781
“Flora filha, dito exposta em casa de Ignacio Rodrigues de S.Paio” . Padrinhos: Luiz Rodrigues solteiro da Villa de Sorocaba e Maria Rita da Trindade filha solteira do sobredito Ignacio Rodrigues, moradores desta Freguesia.
O Vigario Bento Goncalves Jord.a.

Os cuidados da família para com a menina Flora estenderam-se até a idade adulta quando mesma então chamada Flora Maria da Conceicao (também referenciada como Flora Maria ou Flora Maria Alvares) casou em primeiras nupcias com André de Souza Carvalho falecido em 18/04/1798 no Bairro de Itairare, Itapeva da Faxina, SP, de quem desconhecemos descendência e, em segundas núpcias, casou em 05/02/1799 em Itapeva com Barnabé Antonio de Oliveira.
Itapeva Sant'Ana Matrimônios 1796, Jan-1812,  fls 16
05/02/1799
Barnabe Antonio de Oliveira natural da Villa de Curitiba filho de Martinho Sutil de Oliveira, e sua mulher Joanna Rodrigues, com Flora Maria da Conceição viuva que ficou de Andre de Souza de Carvalho todos brancos - de que para constar faço este assento que assigno com as testemunhas.
O Vigr.o Joce Custodio de Camargo.
Testemunhas: Joaquim Jose de Santa Anna (consta assinatura) e Anastacio Joze de Carvalho (consta sinal de cruz).

Barnabe Antonio de OLiveira era natural de Curitiba filho de Martinho Subtil de Oliveira   natural de Curitiba e de Joanna Rodrigues natural de Apiai  casados em 21/01/1765 na Matriz de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Curitiba, PR. Joanna Rodrigues faleceu em Lages com cerca de 60 anos em 13/10/1818 e foi sepultada na localidade de Indios Mortos. Neto paterno de Miguel Subtil de Oliveira natural das Minas de Paranapanema , SP, e de sua mulher Ignez de Moraes de Almeida casados em 1714 em Sorocaba, SP. Neto materno de Helena de Oliveira e incógnito

De Barnabé Antonio de Oliveira e Flora Maria da Conceicão descendem os "Almeida Mello" radicados principalmente em Lages, Painel e São Joaquim, SC (pela filha Bernarda Maria de Mello como adiante se tratará nesta postagem) e diversas outras ramificações:  "Mello", "Oliveira Mello" e "Rodrigues de Mello" radicadas no Rio Grande do Sul e na Argentina (por cerca de 10 outros filhos, como abordado pelas pesquisas de Zélce Mousquer) [16].

F5 - Antonio Rodrigues de Sampaio nasceu cerca de 1715 e casou em Sorocaba, em 30/07/1736, com Francisca de Almeida filha do Sargento-Mor Luiz Castanho de Almeida (neto) e de Izabel Paes. Antônio e Francisca são avós de Bento Leite de Almeida casado com Bernarda Maria de Mello ancestrais da família Almeida Mello de Lages e nossos ancestrais. Pais ao menos de:

N6 - Antonio Leite De Sampaio nascido cerca de em Sorocaba e falecido em Itapetininga. Casado em Sorocaba em 01/08/1766 com Joanna Moreira (Soares de Godoy) filha do Capitão Francisco de Godoy Moreira e de Maria Leite de Anhaya. Joanna faleceu possivelmente em Paranaguá.

N7 - Maria Leite de Sampaio (e1740 - ) casada com Jeronymo José de Lima filho do Capitão-Mor José de Barros Lima e Lucrecia de Almeida em 30/06/1767 em Nossa Senhora da Ponte, Sorocaba, com descendência.

N8 - Ignacia de Almeida Leite (e 1740 -) casada  em 1768, em Sorocaba, com José do Amaral (de Arruda) Gurgel filho de José do Amaral Gurgel e de sua mulher Escholastica de Arruda Leite Ferraz, com descendência.

N9 - Gertrudes Maria Almeida nasceu e1765 em Sorocaba onde em 1782 casou com João Leite de Godoy filho do Capitão Francisco de Godoy Moreira e de sua mulher Maria Leite de Anhaya.

N10 - Escholástica de Almeida (e1740 - ) casada em Sorocaba em 06/02/1783 com Miguel de Lima Barros filho do Capitão-Mor José de Barros Lima e de sua mulher Lucrecia de Almeida, com descendência.

N11 - Lourenco Leite de Sampaio (e1739 - ) casado em 01/07/1788 em Nossa Senhora da Ponte, Sorocaba, com Francisca de Almeida Lara filha do Ajudante Salvador de Almeida Lara e de sua mulher Rita de Godoy. Nossos ancestrais e pais ao menos de:

Bn4 - Joao batizado em Sorocaba em 11/10/1795.

Bn5 - Maria batizada em Sorocaba em 10/02/1799.

Bn6 - Bento Leite de Almeida nasceu dia 13/10/1800 e foi batizado em 19/10/1800 na Igreja de Nossa Senhora da Ponte, Sorocaba, SP tendo por padrinhos Manoel Pires de AlmeidaTaques e Gertrudes de Almeida, solteiros. Bento casou em Lages, SC, no dia 17/06/1827, com Bernarda Maria de Mello nascida dia 06/03/1809 e batizada dia 04/04/1809 em Itapeva da Faxina tendo por padrinhos Geronimo Pereira Ramos e Joaquina Maria da Conceicao filha solteira de Joaquim Jose de Santa Anna. Bernarda era  filha de Barnabé Antonio de Oliveira e de sua mulher Flora Maria da Conceição. Avós paternos de Bernarda: Martinho Subtil  de Oliveira de nascido em Curitiba ou Campo Largo, PR, (e1750 - ) e falecido antes de 13/10/1818 e sua mulher Joanna Rodrigues natural de Apiai (e1758) e falecida em 13/10/1818 em Lages onde foi sepultada na localidade de Indios Mortos. Martinho e Joana casaram em 21/01/1765 na Matriz de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Curitiba , PR. Os avós maternos de Bernanda são incógnitos.  Da união de  Bento e Bernarda surge a família "Almeida Mello" radicada em Lages e são nossos ancestrais.



Batismos Sorocaba 1798, Maio-1803, Maio Brancos   fls 84v  [17]

"Aos dezanove dias do mes de Outrubro de mil, e oitocentos nesta//

Matriz baptizei e pus os Santos Oleos a Bento filho de//

Lourenso Leite de Saó Payo e Francisca de Almeida Lara,//

nascido aos treze deste; padrinhos o Ajudante Manuel//

Peres de Almeida e Gertrudes Maria solteiros, todos//

desta freguezia, de que fis este assento, que asigno.//

Antonio Ferr.a Prestes"."


Bento Leite de Almeida faleceu com 50 anos, dia 14/06/1847, em Lages, SC, tendo sido sepultado no Cemitério do Cajuru.

Lages Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres (LO3 Fls 5)

"Aos quatorze dias do mez de Junho do ano de mil oitocentos quarenta e sete, nesta Freguezia de NosSa Senhora dos Prazeres da Villa de Lages, falleceo de Hidropezia, com todos os Sacramentos, Bento Leite de Almeida, cazado, com Bernarda Maria de Mello, de cincoenta annos de idade, e seu Corpo foi sepultado Cemitério do Cajurú, e feita a Encomendação competente; de que para constar faço este assento. O Vigr.o Cam.lo de Lelis Nogr.a"

Anotacão à margem esquerda: Bento//B.

Bernarda Maria de Mello viuva a mais 40 anos de Bento de Almeida Leite,  tendo criado heróicamente a grande prole do seu casal, faleceu octagenária, dia 29/07/1898 na sua Fazenda São Luiz, no Painel, Lages, SC. O Rol de Herdeiros constante de seu Inventário é o que segue: [18]

Herdeiros
Filhos
1- Candido de Almeida Mello, maior de 21 anos
2- Hildebrando de Almeida Mello , maior de 21 anos
3- João de Almeida Mello maior de 21 anos
4- Florisbela de Almeida Mello cadasa com Salvador Subtil de Oliveira
5- Maria de Almeida Mello casada com José Maria Franco (ele ausente em lugar não sabido a muitos anos)
6- Mabelia Maria de Almeida Mello casada com Manoel Januário de Almeida (ele ausente a mais de 30 anos em lugar não sabido)
7- Ignácio de Almeida Mello maior de 21anos
8- Manoel de Almeida Mello maior de 21 anos


Netos: Filhos da herdeira Francisca de Almeida Mello que foi casada com João Baptista de Oliveira
1- Belisária de Almeida Lara casada com José Antônio da Luz
2- Bento de Oliveira Mello ausente a muitos anos em lugar não sabido
3- Anna de Almeida Lara casada com José Antunes das Chagas
4- Manoel de Oliveira Mello maior de 21anos
5- Candido de Oliveira Mello maior de 21 anos
6- Inocencio de Oliveira Mello maior de 21 anos


Bisnetos: Filhos da herdeira neta Iria de Almeida Lara que foi casada com José Guilherme Pinheiro.
1- Rosa Iria Lara casada com Laurentino José de Faria
2- Maria Lara Pinheiro casada com Ignácio de tal, allemão (sic)
3 - Francisco José Pinheiro, maior de 21 anos
4 - Alexandrina Lara Pinheiro casada com Saturnino de tal
5- Eufrásio José`Pinheiro maior de 21 anos
6- Maria josé Pinheiro casada com João Marcelino Franco
8- Candida Lara Pinheiro casada com João de Córdova

Bisnetos: filhos da herdeira neta Maria de Almeida Lara que foi casada com José Antonio de Barros
1- Manoel José de Barros maior de 21 anos
2- Antonio José de Barros menor de 21 anos e maior de 14 anos
3- José Antonio de Barros Filho menor de 21 anos e maior de 14 anos
4- Romalino José de Barros menor de 14 anos."

Bento Leite de Almeida  e Bernarda Maria de Mello, nossos ancestrais, foram pais de:

Tn12 - Florisbela Maria de Almeida nascida em Lages, SC, onde casou em 07/01/1847 com Salvador Subtil de Oliveira natural de Lages, SC, onde foi batizado em 04/08/1822 filho de João Subtil de Oliveira e de sua mulher Angelica de Lima. Florisbela, já viúva, faleceu em Lages no então Distrito de Painel em 11/08/1909 e foi sepultada no Cemiterio Particular da Fazenda Grande. Pais de:

Qn14 - Joao (primeiro) batizado em Lages em 05/08/1848 tendo por padrinhos seu tio paterno Jose Antonio de Oliveira Mello, solteiro, e sua avó materna Bernarda Maria de Melo, viúva.

Qn15 - Joao Subtil de Oliveira (neto) batizado em Lages em 06/05/1852 aos 11 meses de idade, tendo por Joao Luiz Vieira e sua mulher Anna Domingues de Arruda. João casou em Lages dia 25/08/1874 (LC11, fls.9v) com Carlota Maria do Sacramento  filha de Tristão Maria do Sacramento e de Balbina da Silva Muniz. Pais , dentre outros, de:
Pn1 – Pn2 – Pn3 – 

Qn16 - Maria Subtil de Mello natural de Lages onde casou dia 12/10/1868 (LC10, fls.10v a11) com Antônio de Liz e Souza filho de Jose Henrique do Amaral e de Joaquina (Maria) de Liz e Abreu. Maria foi inventariada em 1887 [19] tendo seu esposo por inventariante. Antonio faleceu aos 92 anos em 30/01/1932 tendo casado em Lages em 12/08/1888 em segundas núpcias com Gertrudes Maria de Jesus, filha de Mariano Amâncio da Silva e de Gertrudes Maria de Jesus, de quem teve ao menos outros 13 filhos. Antonio e Maria foram pais ao menos de:

Pn4 – Francisco
Pn5 – João
Pn6 – Serafim
Pn7 – Florencio
Pn8 – Joaquim
Pn9 – Matheus
Pn10 – Anna
Pn11 – Antonia

Qn17 - Francisco Subtil de Oliveira nasceu dia 15/07/1859 e foi batizado em Lages em 24/01/1860 (LB11,  fls 120v) tendo por padrinho o Reverendo Vigário Antonio Luiz Esteves de Carvalho e por madrinha Nossa Senhora dos Prazeres apresentada por Geremias Theodorico da Silva. Francisco casou em Lages em 12/11/1887 com Josefa Maria Joaquina filha de Ignácio Jose do Nascimento e de Joaquina . Foram pais ao menos de:

Pn12 – Maria Subtil de Oliveira falecida aos 33 anos em 19/11/1920 e sepultada no Cemitério Particular do lugar denominado Gaigues, no Painel. Foi casada com Antonio Bento Pessoa com que teve ao menos : Bernardo, Francisca, Hibrantina, Roberto, Jose e João.

Pn13 - Anna Subtil de Mello casada em 25/12/1874 (LC11, fls.17) Francisco da Circuncisão de Faria filho de Manoel Teixeira de Faria e de Eufrásia Rosa de Jesus.

Pn14 - Manoel Subtil de Oliveira.

Pn15 - Candida de Oliveira e Mello.

Tn13 - Maria de Almeida Mello nascida em Lages, SC, e casada com José Maria Francisco (Boava ). Em 1898 à muitos anos José já havia se ausentado em local incerto. Maria faleceu viúva, com 98 anos, em seu domicílio no Painel, no dia 03/01/1920 tendo deixado apenas uma filha viva de nome Firmina de Alneida Mello então com 50 anos. Maria foi sepultada no Cemitério Publico do Painel. Pais de:

Qn18 - Joanna batizada com e 1 mes e 10 dias em 27/06/1852 ( LB10, fls.17v) tendo por padrinhos Candido Leite de Almeida e Bernarda Maria de Mello.

Qn19 - Berarda batizada com 1 mes em 28/07/1853 ( LB10) tendo por padrinhos Joao Luis Vieira e de sua mulher Anna Domingues Arruda.

Qn20 - Joao Maria Franco natural de Lages , solteiro, faleceu de inflamacao, aos 23 anos e 4 meses, dia 22/10/1879 ( LO, fls 30) e foi sepultado no Cemiterio da Bossoroca.

Qn21 - Firmina de Almeida Mello casada dia 10/05/1878 ( LC13 fls 45v a 46) com José Alves de Liz  natural de Lages filho de Francisco Alves da Rocha natural de Iapó e de Mauricia Pereira de Liz natural de Lages.

Tn14 - Francisca de Almeida Mello (Lara) nasceu em Lages onde foi batizada em 26/06/1831 tendo por padrinhos Moises Antonio Pereira de Almeida e Anna Joaquina da Soledade. Casou em Lages em 08/01/1847 com João Baptista de Oliveira natural de São Paulo. Francisca faleceu aos 31 anos, "de um Raio" (no mesmo dia que seu genro Manoel Jose Correia Junior) em 05/10/1862 e foi sepultada no Cemitério da Fazenda Grande. Seu esposo faleceu em 24/04/1879 tendo sido sepultado no Cemitério da Fazenda Grande. Pais de:

Qn22 - Iria de Almeida Lara batizada com um mês de idade em Lages dia 26/12/1848. Casada em primeiras núpcias em Lages em 17/08/1862 com Manoel Jose Correa (filho)  filho de Manoel Jose Correa de de Francisca da Silva Ribeiro. Manoel faleceu em Lages em 05/10/1862 e foi sepultado no Cemitério da Fazenda Grande, sem deixar descendencia. Em segundas núpcias, em Lages, aos 03/07/1863, Íria casou com José Guilherme Pinheiro natural de Santo Antonio de Lisboa, SC, filho de Guilherme Pinheiro e de Eufrazia Maria da Conceição. Íria e José Guilherme foram pais pelo menos de:

Pn16  - Rosalina de Almeida Lara natural de Lages onde casou em 02/12/1879 com Laurentino José de Farias natural de Passo Fundo, RS, filho de Thobias Antunes de Oliveira e de Bibiana Maria do Rosário.

Pn17 - Julia Candida Pinheiro casada em 19/01/1898 em Painel, Lages, SC com João Marcelino Franco filho de Marcelino de Souza Franco de Anna Clara de Jesus.

Pn18 - Maria Lara Pinheiro casada com Ignacio [?] (alemão).

Pn19 - Francisco José Guilherme Pinheiro casado em Lages em 19/02/1887 com Candida Maria de Liz  filha de Laurentino da Silva Muniz e de Clemencia Maria de Mello. Francisco faleceu em Lages em 05/03/1928.

Pn20 - Alexandrina Lara Pinheiro casada com Saturnino [?].

Pn21 - Eufrásio José Pinheiro.

Pn22 -Maria José Pinheiro casada com João Marcelino FRANCO  filho de Marcelino de Souza Franco e de Anna Clara de Jesus.

Pn23 - Candida Lara Pinheiro casada com João de Córdova.

Qn23 - Maria de Almeida Lara batizada em Lages em 08/06/1855 (LB12, fls.41vi) tendo por padrinhos Salvador Sutil de Oliveira e Bernarda Maria de Mello, viúva. Casou com José Calixto dos Santos filho do Alferes Antônio José de Barros e de Maria da Conceição Moreira. Pais de:
Pn24 - Liberato falecido em 05/09/1889 Lages com  3 anos e 3 meses.
Pn25 - Manoel José de Barros.
Pn26 - Antonio Jose de Barros.
Pn27 - José Antonio de Barros (filho).
Pn28 - Romalino José de Barros.

Qn24 -  Belisiária de Almeida Lara natural de Lages onde casou em 05/02/1866 (LC9, fls.32) com Jose Antonio da Luz natural de Lages filho de Albino José da Luz e Rita Margarida (Antunes) de Jesus. Pais ao menos de:

Pn29 -Manoel José da Luz casado em Lages em 05/03/1874 (LC10, fls. 97) com Brandina Maria Garcez  natural de Lages filha de Bernardino Gomes de Oliveira e de Maria Francisca da Conceição (Barbosa).

Pn30 - Joao Agostinho da Luz casado em Lages em 20/02/1887 com Joanna de Almeida Borges filha de Hildebrando de Almeida Mello e Cândida Borges dos Santos acima referidos. João faleceu em 08/02/1931 em Painel, Lages, SC.

Pn31- Domiciano Jose da Luz casado com Amelia Espindola.

Pn32 - Maria dos Prazeres da Luz nascida em 06/08/1882 em Painel, Distrito de Lages, SC. Casou em Lages em 25/11/1896 com Antonio Jose Henriques de Amorim nascido em Lages em11/06/1875 filho do Capitão José Henriques de Amorim e de Maria Jose de Camargo. Maria dos Prazeres faleceu em São José do Cerrito em 06/03/1914 e seu esposo Antonio Jose faleceu em Lages em 16/02/1954. [20 ]

Pn33 - Francisca Izabel da Luz casada com Pedro Teixeira Brasil filho de Miguel Joaquim Teixeira Brasil e de Faustina Coelho.

Qn25- Bento de Oliveira Mello natural de Lages e desde 1898 (inventário de sua avó materna)ausente a muitos anos em lugar não sabido”.

Qn26- Anna de Almeida Lara em 1898 (inventário de sua avó materna) já casada com José Antunes das Chagas.

Qn27 - Manoel Francisco de Oliveira natural de Lages onde casou em 08/08/1876 (LC13, fls.14) com Candida Maria da Silva filha de Balduina Maria de Chaves e de pai incógnito.

Qn28 - Candido de Oliveira Mello nascido em Lages onde em 06/05/1888 (LC17, fls. 94) casou com Amelia Maria da Silva filha de Honorata Maria da Silva e de pai incógnito.

Qn29 - Inocencio de Oliveira Mello nasceu em Lages onde casou Mauricia Maria de Liz natural de Lages filha de Candido de Almeida Mello e de  Balbina Maria de Liz. Mauricia faleceu em 20/02/1909 no Distrito de Painel, sendo sepultada no cemitério da Fazenda Grande, deixando apenas um filho:

Pn36 - Servino de Liz de Mello.

Tn15 - Manoel de Almeida Mello natural de Lages onde casou em 23/05/1875 com Maria Pereira de Liz nascida em Lages onde foi batizada em 30/12/1860 filha do Tenente Joaquim Lopes de Liz e de Maria José de Liz (Merces). Manoel faleceu com cerca de 50 a 54 anos em 18/05/1902 no Quarteirão da Fazenda Grande, Painel, onde residia. Foi sepultado no Cemitério da Fazenda Grande. Pais de uma única filha:

Qn30 - Candida Mello de Liz com 21 anos e já casada em 20/05/1902.

Tn16 - Candido de Almeida Mello nascido em Lages (e1834) onde casou em 08/01/1856 com Balbina Maria de Liz natural de Lages filha de Francisco Alves da Rocha e de Mauricia Pereira de Liz. Em 1895 foi inventariada Balbina Maria de Liz sendo inventariante o viúvo Candido de Almeida Mello.  Pais de:

Qn31- Francelina Maria de natural de Lages onde casou em 19/12/1878 Valencio Jose Ribeiro filho de Rafael da Silva Ribeiro e de Francelina Antunes de Oliveira.

Qn32- Clemencia Maria de Mello casada em 06/03/1872, em Lages, Laurentino da Silva Muniz  filho de  Firmino da Silva Muniz e de Luiza Muniz Saldanha. Pai de pelo menos:

Pn37 - Rosalina Maria de Mello casada em 20/01/1897 no Painel,Lages, com Manoel Subtil de Oliveira (neto) filho de Joao Subtil de Oliveira (neto) e de Carlota Maria do Sacramento.

Pn38 - Candida Maria de Liz casadada com Francisco José Guilherme Pinheiro filho de José Guilherme Pinheiro e de Iria de Almeida Lara já tratados nesta postagem.

Qn33 - Apolinaria de Liz e Mello natural do Painel, Lages, casado em Lages em 07/08/1886 com Vidal José de Farias filho de Thobias Antunes de Oliveira e de Bibiana Maria do Rosário. Pais de pelo menos:

Pn39 - Juvenal de Farias nascido em 10/10/1899 no Painel, Lages, SC.

Qn34 - Maria Thimotea de Mello natural de Lages casada em 06/08/1886 em Lages com Frederico Mathias natural de Blumenau  filho de Joao Mathiase de Anna Mathias.

Qn35 - Mauricia Maria de Liz nascida em 01/04/1876 e falecida no Painel, Lages em 20/02/1909 onde foi sepultada no cemitério da Fazenda Grande. Foi casada com Inocencio de Oliveira Mello filho de João Baptista de Oliveira e de Francisca de Almeida Lara e tiveram apenas a Servino de Liz de Mello já referenciado em Pn36.

Qn36 - Theodora de Liz e Mello casada em 20/08/1896 no Arraial de São Sebastião do Painel, Lages, SC, com Frederico Elias Scheneider natural da Alemanha filho de Elias Theodoro Scheneider e de Frederica Catharina Scheneider.

Tn17 - ( na dúvida) Albino de Almeida Mello nascido em Lages (e1838). Na Lista de Eleitores de Lages do ano de 1876 constou, no Quarteirão do Portão, sob N. 448: Albino de Almeida Mello, 38 anos, casado, criador, sabe ler, renda conhecida de 400$, Elegível. Filiaçao: Bernarda Maria de Mello (sendo comum constar apenas o nome da mãe quando o pai fosse falecido). Albino não consta do inventário de sua mãe em 1898 e poderia ter falecido sem descendência e antes desta data [18].

Tn18 - Hildebrando de Almeida Mello nascido em Lages onde casou em 15/06/1863 com Cândida Borges dos Santos filha do Alferes João Borges do Rego e de sua mulher Generosa Maria de Jesus (também referenciada como Generosa Maria do Espirito Santo). Pais de:

Qn37 - Valério de Almeida Mello.

Qn38 - Bernardo de Almeida Mello casado em primeiras núpcias Mercedes Pereira de Souza e em segundas núpcias com Celima [?].

Qn39 - Bento de Almeida Borges natural de Lages e casado em 21/03/1905 em São Joaquim, SC com Antonia Pereira de Souza filha de Francisco José Pereira e de Anna Felicidade de Souza.

Qn40 - Justino de Almeida MELLO casado com Gertrudes [?].

Qn41 - Ignácio de Almeida Mello (sobrinho) casado com Zulmira [?].

Qn42 - Constância Borges dos Santos natural de Bocaina do Sul, Lages, SC, casou em primeiras núpcias no dia 21/03/1905 em São Joaquim, SC com Augusto Joaquim do Amarante filho de Felisberto Joaquim do Amarante e de Anna Maria de Souza. Augusto faleceu em Lages em 02/01/1906 e Constância contraiu segundas núpcias com Rodolfo Reis.

Qn43 - Angelina de Almeida Borges natural de Lages casou dia 01/11/1902 em São Joaquim, SC, com Manoel Pinto de Souza filho de João Rodrigues de Souza e de Francisca Rosa de Jesus.

Qn44 - Maria Leite Almeida casada em Lages em 24/04/1891 Honório da Silva Ribeiro filho de Firmino da Silva Ribeiro e de Nestarda Maria de Ávila.

Qn45 - Joanna de Almeida Borges casou em Lages em 20/02/1887 com João Agostinho da Luz filho de Jose Antonio da Luz e de Belisiária de Almeida Lara. Joao faleceu no Painel, SC em 08/02/1931.

Qn46 - Francisca de Almeida Borges casada em 05/08/1897 em São Joaquim, SC com Joaquim Cavalheiro do Amaral Sobrinho filho de João Cavalheiro do Amaral e de Bertolina Rosa Fernandes Francisca, já viúva, faleceu em 30/01/1922 no Quarteirão do Morro Agudo, São Joaquim SC e foi sepultada no Cemitério Público de São Joaquim.

Qn47 - João de Almeida Borges nasceu no dia 25/09/1883 e casou 20/04/1912 com Dautina Cavalheiro do Amaral nascida em 25/07/1891 filha de José Cavalheiro do Amaral e de Anna Felicima da Silva Ribeiro26/01/1955.

Qn48 - Generosa de Almeida Borges natural de São Joaquim, SC onde casou dia 08/12/1896 com João Cavalheiro do Amaral Junior natural de São Joaquim, SC filho de João Cavalheiro do Amaral e de Bertolina Rosa Fernandes.

Tn19 - Amabelia Leite de Mello natural de Lages (e1840) onde casou no dia 09/06/1855 com Manoel Januário de Almeida natural de Itapetininga, SP, filho de Ignacio Antonio da Silva e de América de Almeida. Pais ao menos de:

Pn   - Maria Ignacia de Almeida casada em Lages dias 02/07/1878 com João Rodrigues Pereira filho de Balbina Maria Palhano e de pai incognito.

Tn20 - João de Almeida Mello nascido em Lages (e1842 ) casou dia 25/12/1866 com Maria Borges do Amarante nascida em Lages , filha do Alferes Joao Borges do Rego e de Generosa Maria do Amarante (também chamada  Generosa Maria Bicudo). A cerimônia de casamento foi realizada no Oratório Privado de Laurentino José da Costa. João de Almeida Mello faleceu dia 28/04/1916 no Quarteirão do Barreiro, em São Joaquim. Ao falecer estava com 74 anos e já viúvo, tendo deixado 12 filhos, todos de maior, sendo uma já falecida:

Qn49 - Bento de Almeida Mello.

Qn50 - Marcolina.

Qn51 - Constancia.

Qn52 - Francisco de Almeida Mello.

Qn53- José de Almeida Mello.

Qn54 - Maria José.

Qn55 - Bernardina.

Qn56- Maria da Conceicão. Já falecida em 28/04/1916.

Qn57- Sebastiao de Almeida Mello

Qn58 - Joanna

Qn59 - Antonio de Almeida Mello

Qn60 - Joaquim de Almeida Mello


Tn21 – Capitão Ignacio de Almeida Mello nasceu em Lages onde foi batizado no dia 03/12/1845 tendo por padrinhos Jose da Silva Furtado e Emilia Ignez Olinta. Casou em primeiras núpcias em 17/07/1874 com Ambrosina Pereira de Almeida nascida em Vacaria em 01/10/1849 e aí batizada dia 29/12/1850, filha de Moyses Antônio Pereira de Almeida e de Anna Anna Joanna da Soledade já tratados no item   Tn8 acima. Ambrosina, neta paterna do Terceiro Capitão Mor de Lages, não sobreviveu à sua primeira gravidez, falecendo durante o parto no dia 20/04/1875, tendo sido sepultalda no Cemitério da Fazenda Grande. O Capitão Ignácio de Almeida Mello casou em segundas núpcias em Lages no dia 31/01/1882 com Theodora Vieira de Arruda natural de Lages onde foi batizada em 06/01/1857, filha do Tenente Coronel Antônio Luiz Vieira e de Felicia Domingues de Arruda.

Faleceu o Capitão e Fazendeiro Ignacio de Almeida Mello no dia 28/06/1906 as dez horas da noite em seu domicilio no Distrito de Painel contando 62 anos de idade, sem testamento. Seu inventário foi autuado em Lages em 03/08/1906 e a transcriçã parcial do inventário pode ser consultada neste Blog através do marcador “ Inventários Lageanos ”.

Os bens de Raiz pertencentes ao casal Ignácio de Almeida Mello e Theodora Vieira de Arruda, constantes do inventário de Ignacio em 1906 são os que seguem:
-Uns campos e mattos da Invernada de São Luiz , no distrito de Painel, neste Município, obtida por compra e herança, no valor de 17 contos de Reis.

- Uns campos e mattos da Fazenda de Santa Cruz, também no distrito de Painel, obtida por compra e por permuta, no valor de 8 contos de Reis .

- Uns campos e mattos da Fazenda do Itaymbé , no distrito de Painel, neste Município, obtida por compra e permuta, no valor de 5 contos e 800 mil Reis .

- Uns campos e mattos da Fazenda de São João , no distrito de Painel, neste Município, obtida por compra e permuta, no valor de 3 contos e 400 mil Reis .

- Uma pequena parte de terras lavradias , na Serra de Monte Alegre, no distrito de Painel, obtida por herança no valor de 75 mil Reis

- Uma casa de taboas coberta de telhas , com suas benfeitorias, inclusive 2 porteiros fechados de taipas, sita nos campos da fazenda São Joao , sendo que nesta casa existem duas partes pertencentes a Dario Pereira de Liz e Manoel de Oliveira. Exclusive a parte pertencentes a Dario Pereira de Liz e Manoel de Oliveira avaliada por 1 conto e 500 mil Reis.

- Uma casa de taboas ,coberta de telhas com suas benfeitorias, sita na Fazenda do Itaymbé avaliava por 350 mil Reis.

- Uma pequena casa velha , em mau estado, toda de taboas, coberta de telhas, sita no Arraial do Painel, neste municipio a(Lages) valiada por 150 mil Reis.



Fazenda São João 1957 Acervo Particular de Zélia Vieira de Arruda



Theodora Vieira de Arruda faleceu com testamento público, aos 78 anos, no dia 05/10/1935 às onze horas em domicilio proprio no Distrito de Painel:

Cartório de Registro Civil , Painel, SC.
 LO 1889 a 1910 fls 86 a 86v N.10
Comunicante : Em 06/10/1935 Antonio Vieira de Melo, casado, fazendeiro, domiciliado e residente no Distrito de Painel (filho mais velho de Theodora).
Falecida: Dona Theodora Vieira de Arruda, natural deste Estado, domiciliada no Distrito de Painel, fazendeira , 78 anos, filha legitima de Antonio Luiz Vieira e Felicia Domingues Vieira, e viuva de Ignacio de Almeida Mello faleceu em 05/10/1935 as onze horas em domicilio proprio no Distrito de Painel. Teve morte natural e sem atestado médico por isso é ignorada a causa. Deixou um testamento público e imóveis a inventariar. Sepultada em 06/10/1936 no Cemitério Particular denominado "Fazenda Grande", Painel.
De seu casamento ficaram os seguintes Filhos:
1- Antonio Vieira de Mello , casado, domiciliado no Distrito de Painel
2- Manoel Vieira de Mello , casado, domiciliado no Distrito de Painel
3- José Vieira de Mello, casado, domiciliado no município de São Joaquim
4- Felicio Vieira de Mello , casado, domiciliado no município de São Joaquim
5- Joao Vieira de Mello, solteiro, maior
6 - Procopio Vieira de Mello , casado, desquitado, domiciliado no Distrito de Painel
7- Annna Vieira de Mello, casada, desquitada, domiciliada no Distrito de Painel
8- Maria Benta Vieira de Camargo casada com Viterbo Vieira de Camargo domiciliada no Distrito de Painel
Testemunhas: Sebastião dos Anjos Lima e Elisiario Alves de Oliveira
Oficial: Juvenal Pereira de Liz
Constam as assinaturas do declarante, das testemunhas e do Oficial de Justiça.

Ignácio e Theodora foram sepultados no Cemitério da Fazenda Grande no então Distrito de Painel. São nossos bisávos. Pais de:

Qn61 - Antônio Vieira de Mello casado com Georgina Waltrich Vieira filha de Marcelino Vieira de Arruda e de Maria Thereza Waltrich.

Qn62 - Manoel Vieira de Mello  “Neco" casado com Bernardina Vieira de Arruda filha de Olivério Domingues de Arruda e de Amélia Vieira.

Qn63 - José Vieira de Mello  "Zeca" nascido em Lages 05/11/1886 onde casou em 16/01/1911 com Maria Candida Pereira nascida em 29/08/1891 em São Joaquim, SC onde foi batizada em 02/05/1892 filha de João Pereira de Medeiros Sobrinho “Tio Jango” e de Belmira Francisca Ribeiro. José faleceu em 29/06/1964 em São Joaquim, SC e sua esposa Belmira faleceu em 30/11/1968 em Painel, SC.

Qn64 - João Vieira de Mello faleceu solteiro, com testamento, no dia 14/10/1955 em Lages, SC, e foi sepultado no cemitério da Fazenda Grande, Painel, Lages, SC.

Qn65 - Felício Vieira de Mello casado com Acelina de Souza "Sinhana"  filha de Antonio Thomaz de Souza e de Maria Antunes de Souza.

Qn66 - Procopio Vieira de Mello “Tio Cota”   nascido em 10/06/1892. Casou em primeiras núpcias com Augusta Maria Palhano. Divorciado, casou em segundas núpcias com Sipriana Marafigo (ou Fernades). Procópio faleceu em 10/02/1957 e foi sepultado no Cemitério da Fazenda São Sebastião, Coxilha Rica, Lages, SC.

Qn67 - Maria Benta Vieira de Mello "Marica" natural de Painel, Lages,SC casou com Viterbo Vieira de Camargo filho do Major Leandro Vieira de Camargo e de Clara Domingues Vieira.

Qn68 - Anna Vieira de Mello nascida dia 08/03/1898 em Painel, então Distrito de Lages, SC onde foi batizada dia 06/08/1898 (LB33, fls.160). Casou com José do Carmo Vieira nascido em 08/01/1905 em Painel, Lages, SC, filho de Anthero Vieira de Arruda “Antero Minero” e de Cesária de Souza Pereira. O casal divorciou-se e deste casamento ficaram apenas dois filhos: Zélia e Whasington. Anna e José do Carmo são pais de Zélia Vieira de Arruda (Painel 04/09/1931 - Lages 27/02/2008) e avós maternos de Tânia Arruda Kotchergenko, co- autoras do presente trabalho.

Tn22 - Manoel Maria dos Prazeres nasceu em Lages onde, com 5 dias de idade, foi batizado dia 20/04/1847 sendo padrinhos o Padre Camillo de Lelis Nogueira e por invocação Nossa Senhora dos Parazeres.

Bn7 - Jose (primeiro) nascido em 04/09/1801, batizado em Sorocaba em 01/10/1801.

Bn8 - Joaquim nascido 03/09/1804, batizado em Sorocaba em 23/09/1804.

Bn9 - Maria nascida em 08/12/1807, batizada em Sorocaba em 15/12/1807.

Bn10 - Jose (segundo) nascido em 31/07/1811, batizado em Sorocaba em 11/08/181.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEGENDA: As relações F (filho), N (neto), Bn (bisneto), Tn (trineto), Qn (quarto-neto), Pn (pentaneto), têm como referência o casal base (genearca).

[1] Costa , Licurgo. O Continente das Lagens - sua história e influência no sertão da terra firme, Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura, 1982. p.114-115.

[2] Carlos Eduardo de Almeida Barata p/ Fabio Arruda de Lima. E-mail, Arrudas (tronco de São Paulo). GenealBr@yahoogrupos.com.br Jan 2005 18:21:38.



[5] Leme, Luiz Gonzaga da Silva. Genealogia Paulistana(1852-1919) - Diversos Títulos contemplam ancestrais e descendentes do casal Antônio de Arruda de Sampaio e Ignacia de Almeida e em especial os Títulos: Arrudas Botelhos, Quadros, Penteados e Laras. http://archive.org/details/GenealogiaPaulistana


[6] The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, Ancestral File (R), Copyright (c) 1987, June 1998, data as of 5 January 1998, Batch M020143. O site https://familysearch.org/ disponibiliza on line milhões de informações genealógocas e imagens digitalizadas de Livros de Registros Civis e Eclesiáticos sendo uma das mais ricas fontes de pesquisa genealógica em todo o mundo. No referido Site vários dados da presente pesquisa foram localizados e dele transcritos.

[7] DOMINGUES, Moacyr, Antigas Famílias Patrulhenses, In BARROSO, Vera Lucia Maciel , (org.) - Presença Açoriana em Santo Antônio da Patrulha, p.213.

[8] Matriz de Itapeva da Faxina, São Paulo. Batismos 1798, Maio-1804, Mar (fls 12 a 12v). Data 11/07/1799 (na duvida se o dia exato seria 11, 12 ou 13):
"Anna filha de Barnabe Antonio de Oliveira e sua mulher Flora Maria da Conceição natural desta Villa he aquele natural da Villa de Curitiba, elle filho de Martinho Sutil de Oliveira e sua mulher Joanna Rodrigues, ella natural de Aphiay elle da mesma Coritiba avós da Inocente hede pais incognitos exposta em casa de Ignacio Rodrigues nasceo aos dois dias deste mesmo mes e era supra. Foraó Padrinhos Vicente Rodrigues e Silva e sua mulher Maria da Conceição. Pais e avos da inocente são brancos de tudo para constar faço este assento. O Vigr.o Joce Custodio de Camargo."

[9] e [10] OLIVEIRA.Sebastião da Fonseca de, Aurorescer das Sesmarias Serranas, 1. Ed. Porto Alegre. Edições EST.1996. "Subdivisão da Fazenda dos Touros e Algumas Famílias”, p. 78.

[11] OLIVEIRA.Sebastião da Fonseca de, Aurorescer das Sesmarias Serranas, 1. Ed. Porto Alegre. Edições EST.1996, p.114.

[12] CARTÓRIO DO CÍVEL E COMÉRCIO- Comarca de Lages/SC, LIVRO ÍNDICE DE PROCESSOS CÍVEIS DE 1787 A 1899, Arquivo Geral do Fórum de Lages. Pesquisado por Tânia Arruda Kotchergenko em 2007.

[13] a [15] DOMINGUES, Moacyr, Antigas Famílias Patrulhenses, In BARROSO, Vera Lucia Maciel , (org.) - Presença Açoriana em Santo Antônio da Patrulha, p.213.

[16] De Barnabé Antonio de Oliveira e Flora Maria da Conceição, através de pesquisas realizadas por nós (Tânia Arruda Kotchergenko) logramos localizar, até o presente, os seguintes filhos:
F1 - Anna Maria de Mello (da Conceicao) natural de Itapeva da Faxina, SP, onde casou dia 04/10/1814 com Sebastiao de Oliveira Campos natural de Itapeva filho de Jose Angelo de Campos e de Anna Subtil de Oliveira.
F2 - Anna Joanna da Soledade batizada em 11/07/1799 em Itapeva da Faxina, casada com Moyses Antônio Pereira de Almeida natural de Santo Amaro, RS, filho do Capitão Mor Ignacio de Almeida Leite e de Joaquina Gomes (Pereira) Maciel.
F3 - Romão Antonio de Mello nascido em 19/08/1802 em Itapeva da Faxina, SP onde foi batizado em 05/09/1802. Casado com Constancia Maria.
LB4 fls 109v Lages Matriz
15/04/1828
Estevao filho de Maria Antonia e pai incognito
Padrinhos Romao Antonio de Mello e sua mulher Constancia, andante.
F4 - Bernardo de Oliveira de Mello batizado em 13/07/1804 em Itapeva da Faxina, SP.
F5 - Martinho Rodrigues de Mello batizado em 20/10/1805 em Itapeva da Faxina, SP. Casado com Laurinda Ferreira de Lima. Foram pais, dentre outros, dos seguintes filhos batizados em Lages:
N1- Lizéria bat. 12/08/1831 (LB5 fls 13 a 13v) tendo por padrinhos o Capitão Jose Caetano casado e Dona Joaquina Gomes Maciel viuva).
N2 -  Maria bat. 12/15/1845  (LB7).
N3- Francisco bat 28/12/1847 (LB8 fls 32v)  tendo por padrinhos Benedicto de Oliveira Mello e Maria Antonio de Araújo viuva.
F6- Jacinto Antonio de Oliveira Mello batizado em 27/07/1807 em Itapeva da Faxina, SP.
F7- Bernarda Maria de Mello nascida em 06/03/1809 em Itapeva da Faxina, SP, onde foi batizada em 04/04/1809 . Casada em Lages, SC em 17/06/1827 com Bento Leite de Almeida natural de Sorocaba filho de Lourenco Leite de Sampaio e Francisca de Almeida.
F8 - Ignacio de Oliveira Mello batizado em Lages, SC, em 10/08/1817.
LB2 Fls 77v
10/08/1817
Ignacio innocente filho de Barnabé Antonio de Oliveira e Maria Álvares, brancos
Padrinhos: Lauriano Joze de Ramos e Maria Gertrudes de Moura
O Vigr.o Joaq.m de Sá Sottomaior.
F9- Jose Antonio de Oliveira Mello batizado em Lages, SC, em 25/01/1819. Casado com Delfina.
LB4 fls 09
25/01/1819
"(...) deitei os Santtos Oleos ao innocente Jocê baptizado em casa in articulo mortis  por  Reginaldo Antonio de Moraes Salles"
Jocê innocente filho de Barnabé Antonio de Oliveira e Flora Maria Álvares
Padrinhos:  o mesmo Reginaldo e Joaquim Marcellino de Moraes Salles.
O Vigr.o Joaq.m de Sá Sotto maior.

F10 - Maria de Mello (informação da pesquisadora Zélce Mousquer).
F11 - João José de Mello (informação da Pesquisadora Zélce Mousquer).

[17] Nosso especial pleito de gratidão aos pesquisadores que tão cordial e prontamente nos auxiliaram na localização deste batistério na Cúria de Sorocaba:   Luiz Gustavo de Sillos pela localização do batistério de Bento de Almeida Leite em 23/07/2009 e Maria Aparecida Almeida Dias de Souza que em 27/07/2009 nos encaminhou a trancrição do assento e dias depois nos presenteou com a respectiva Certidão de Batismo.

[18]  Museu Histórico Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina.  "COD. 10 CAIXA 18 (M-6).  13. 1898 - Inventário. Inventariada: Bernarda Maria de Mello. Inventariante: João de Almeida Mello (filho).

[19] Museu Histórico Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina.  Comarca de Lages, COD. 10. CAIXA  25  (N-2). 18. 1887 - Arrolamento de Bens. Inventariada: Maria Sutil de Mello. Inventariante: Antônio de Liz e Souza.

[20] São ancestrais da professora e genealogista Anete Amorim Pezzini. Vide site Casa Amorim: http://sites.google.com/site/aapezz/casaamorim

Maços de População de Itapeva da Faxina, 1776, disponíveis em:

13 comentários:

  1. Tânia, sua pesquisa está fantástica, parabéns!

    Um abraço
    Zélce Mousquer

    ResponderExcluir
  2. Cara Tânia,
    Estou aqui com a Dani vendo o seu blog. Consideramos que trabalho que você fez junto com D. Zélia ficou excelente. è uma bela contribuição para a genealogia serrana. Parabéns.
    Em breve vou acessar a postagem sobre as fazendas lageanas. Beijos, Ismênia.

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI MUITO TUDO ISSO FAZ PARTE DA NOSSA HISTORIA AS FAMÍLIAS CITADAS SÃO OS MESMOS QUE ESTAMOS PESQUISANDO PARA A HISTORIA DOS QUILOMBOLAS QUE TEM OS DIREITOS GARANTIDO PELA CONSTITUIÇÃO E NOS DECRETOS E OUTRAS LEIS VIGENTE NO PAIS, UM ABRAÇO AO PESQUISADOR OU (A ) CONTINUE SEMPRE FAZENDO PARTE DA HISTORIA DO BRASIL......QUILOMBO DO PILAR...ENOC....

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI MUITO TUDO ISSO FAZ PARTE DA NOSSA HISTORIA AS FAMÍLIAS CITADAS SÃO OS MESMOS QUE ESTAMOS PESQUISANDO PARA A HISTORIA DOS QUILOMBOLAS QUE TEM OS DIREITOS GARANTIDO PELA CONSTITUIÇÃO E NOS DECRETOS E OUTRAS LEIS VIGENTE NO PAIS, UM ABRAÇO AO PESQUISADOR OU (A ) CONTINUE SEMPRE FAZENDO PARTE DA HISTORIA DO BRASIL......QUILOMBO DO PILAR...ENOC....

    ResponderExcluir
  5. Tânia

    No cemitério da Fazenda Grande há um túmulo de Maria Bernarda de Mello, nascida em 1803 e falecida em 1898. Este é o túmulo da matriarca dos Almeida Mello?

    ResponderExcluir
  6. ola pode me ajudar pesquiso a genealogia de antonio vidal de almeida,ele de turvo nasceu em ponta grossa,filho de balbina maria palhano,e por conhecidencia temos muitos parentes que se chama subtil de oliveira,essa balbina faz parte dessa familia que voce diz ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser ou não. Precisaríamos mais dados sobre sua Balbina, com datas e locais. Grata pelo contato. Nos consulte sempre que precisar.

      Excluir
  7. Boa tarde Tânia

    Há duas correções a serem feitas.
    O Qn17 Francisco Subtil de Oliveira casou em segunda nupcias em 04/05/1895, em Lages, com Perpetua da Silva Muniz. Deste casamento nasceu Salvador Subtil de Oliveira, que casou em Painel em 25/07/1925 com Maria dos Prazeres de Liz, filha do segundo casamento de Antonio de Liz e Souza com Gertrudes Maria da Silva.
    Salvador morreu tragicamente ainda jovem, mas deste casamento nasceu Francisco Subtil de Liz, que teve 4 filhos com Ecilda Antunes da Silva, dentre os quais Maria Edi de Liz, casada com Aldo Tadeu Waltrick, primeiro prefeito de Painel.
    A outra correção é referente a Pn13 - Anna Subtil de Mello era filha de Florisbella Maria de Almeida, irmã de Francisco Subtil de Oliveira, portanto ela é Qn...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata pelo complemento sobre o segundo casamento de Francisco Subtil de Oliveira e sua descendência. Na medida que vai passando o tempo a árvore genealógica vai assumindo tamanha proporção que sempre precisamos contar com a ajuda dos parentes para complementá-la. Em breve estaremos atualizado o texto com estas e outras informações.

      Excluir
  8. minha família é subtil de oliveira de Piraí do Sul -PR.Meu bisavò foi Simplicio Subtil de Oliveira e meu avô foi Anselmo Subtil de oliveira. Será que temos parentesco ?

    ResponderExcluir
  9. minha família é subtil de oliveira de Piraí do Sul -PR.Meu bisavò foi Simplicio Subtil de Oliveira e meu avô foi Anselmo Subtil de oliveira. Será que temos parentesco ?

    ResponderExcluir